Associação Atlética Acadêmica LUVE (A.A.A. LUVE) está vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, por meio do Divisão de Esporte e Lazer, do qual recebe subsídios para manutenção de suas atividades. A Associação se responsabiliza pelo esporte na Universidade e tem como principal objetivo a difusão da prática desportiva em caráter competitivo, visando a participação em competições estaduais e nacionais. Sendo ela constituída por estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFV, sua diretoria também é formada por estudantes, sendo o presidente, vice-presidente e secretário (a) eleitos por meio de eleição no final do ano e os vice-presidentes posteriormente nomeados pelos eleitos. A LUVE promove também ações esportivas assistemáticas, como: torneios, copas, palestras, corridas de rua, entre outros que visam atender a comunidade universitária no geral.
• Saiba mais: http://www.luve.ufv.br
ABEPRO
A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção.
A associação atua há mais de 20 anos assumindo as funções: de esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de atuação; ser interlocutor junto às instituições governamentais relacionadas à organização e avaliação de cursos (MEC e INEP) e de fomento (CAPES, CNPq , FINEP e órgãos de apoio à pesquisa estaduais), assim como, em organizações privadas, junto ao CREA , CONFEA, SBPC, ABENGE e outras organizações não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a extensão da engenharia.
• No site, você pode encontrar informativos, periódicos, revistas, artigos, vagas de emprego e estágio. Todo conteúdo é direcionado para os estudantes e profissionais de Engenharia de Produção.
• A ABEPRO publicou um vídeo esclarecendo sobre o papel e o trabalho do Engenheiro de Produção. Se você quiser saber mais sobre a profissão, clique no link abaixo para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=blL_ABQpxhc
• Saiba mais: http://www.abepro.org.br/
ABEPRO JOVEM
É um Grupo de Trabalho (GT) da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) liderado por jovens. É um órgão responsável por congregar os graduandos de Engenharia de Produção do país, fomentando projetos voltados aos interesses dos estudantes, de forma a sempre buscar articular ligações construtivas com as diversas partes que constituem a comunidade de Engenharia de Produção do Brasil como, por exemplo, empresas e instituições de ensino.
Tem como missão difundir informações, conhecimentos e práticas éticas na comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros profissionais de Engenharia de Produção.
• Você pode fazer parte desse Grupo!
• Saiba mais: http://abeprojovem.abepro.org.br/
AERODESIGN
A Equipe de AeroDesign da Universidade Federal de Viçosa teve o seu início em junho de 2009. Atualmente é composta por estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da UFV. O objetivo é a criação de uma aeronave rádio controlada não tripulada a fim de se participar da Competição SAE Aerodesign Brasil, ocorrida anualmente em São José dos Campos-SP, no campus do CEA-ITA e na pista de voo da EMBRAER.
• Você pode fazer parte dessa Equipe!
• Saiba mais: http://www.aerodesign.ufv.br/
CREA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia é uma autarquia federal, de nível nacional, que regulamenta e fiscaliza o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto técnico. E, portanto, do Engenheiro de Produção. Cada estado, possui o seu Conselho Regional responsável pelas atividades locais.
Em Minas Gerais, o conselho é o CREA-MG.
• Saiba mais: http://www.crea-mg.org.br/
CREA Jr
Criado com o intuito de interagir com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o CREA Jr traz benefícios como visitas técnicas, cursos capacitantes aos estudantes, promove a valorização profissional, a formação de jovens lideranças e a divulgação do sistema Confea/Crea para os futuros profissionais e recém-formados.
Em Viçosa, há a presença de um núcleo do CREA-MG Jr formado por estudantes de engenharias e ciências agronômicas.
• Você pode fazer parte desse Grupo!
• Saiba mais: http://creamgjr.wix.com/vicosa
DEP (DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA)
Com atividades de ensino, pesquisa e extensão, desde 2006, o Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP) integra o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Viçosa – UFV.
O Departamento oferece os seguintes cursos e modalidades, em turno integral:
a)Bacharelado em Engenharia de Produção;
b)Bacharelado em Engenharia Mecânica;
c)Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho;
d)Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Produção.
Além disso, os alunos contam com laboratórios de informática e um auditório com capacidade para 45 pessoas.
• Saiba mais: http://www.dep.ufv.br
• Quer saber mais sobre Engenharia de Produção?
O site do curso conta com respostas para as principais dúvidas dos alunos. Acesse ao link para mais informações: http://www.epr.ufv.br
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES (DCE) – UFV
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade máxima de representação estudantil na Universidade Federal de Viçosa. É o responsável por centralizar as lutas por melhorias na vida dos estudantes da UFV. Buscar a aproximação entre os corpos discente, docente e técnico-administrativo e lutar pela implementação de políticas que facilitem a permanência dos estudantes na universidade são seus principais objetivos.
As reuniões semanais do DCE são abertas ao corpo estudantil e os interessados em compor o diretório, devem se organizar em chapas e concorrer às eleições anuais. Todos os estudantes da universidade têm direito à voto.
• Saiba mais: http://www.facebook.com/dceufv
• Contato: dce@ufv.br
ESF BRASIL
O Engenheiros Sem Fronteiras – ESF é uma organização internacional que tem por objetivo incentivar o uso da capacitação em engenharia para auxiliar a sociedade a resolver ou diminuir suas carências sociais. Em diversas partes do mundo, existe a organização, que se dividi em núcleos em cada país. No Brasil, a organização é recente, mas já atuante.
Atualmente, a organização conta com 35 núcleos, espalhados em 10 estados do Brasil, o que soma quase 800 membros participantes. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida das comunidades e indivíduos em situações de necessidades, contribuindo para que as metas do milênio da ONU e as recentes sustentável sejam alcançadas. Para isso, desenvolve projetos na área de construção civil, saneamento, agricultura, energia, infraestrutura, empoderamento econômico e inclusive educação.
• A administração do ESF-BRASIL localiza-se em Viçosa, Minas Gerais.
• Você pode fazer parte dessa equipe!
• Saiba mais: http://www.esf-brasil.org/
ESF – NÚCLEO VIÇOSA
O ESF – Núcleo Viçosa faz parte do ESF Brasil e possui um núcleo na cidade de Viçosa/MG. A organização local tem como missão promover o desenvolvimento de comunidades, por meio de projetos sustentáveis de engenharia e ações humanitárias, proporcionando o compartilhamento de valores e saberes.
• A ONG desenvolve alguns projetos como: Sabão Ecológico, PROCAP, Aquecedor Solar de Baixo Custo, Projeto Pela Qualidade Do Hospital São Sebastião, Projeto do Lar dos Velhinhos e muitos outros.
• Você pode fazer parte dessa equipe!
• Saiba mais: http://vicosaesf.wix.com/esfvicosaorg
NEMOS
O NEMOS (Núcleo de Engenharia de Modelagem e Simulação) é uma organização cujo o foco dos trabalhos é a aplicação de técnicas de modelagem e simulação (CFD e parâmetros concentrados) a sistemas fluido-térmicos.
Atualmente, conta com duas equipes: técnica e gestão.
A equipe de gestão preocupa-se com a gestão de processos, recursos e pessoas dentro do NEMOS. Já a equipe técnica preocupa-se com execução dos projetos que, na sua grande maioria, envolvem a utilização de técnicas de modelagem e simulação.
• Você pode fazer parte dessa equipe!
• Saiba mais: https://www.facebook.com/nemos.u
NUMEEP
O NUMEEP (Núcleo Mineiro de Estudantes de Engenharia de Produção) é uma entidade estudantil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a promoção da aproximação dos estudantes mineiros de Engenharia de Produção. Eventos como o EMEPRO são apoiados pelo NUMEEP. A integração dos diversos cursos de Engenharia de Produção do estado já está sendo realizada pelo NUMEEP nos eventos nacionais e locais relacionados a Engenharia de Produção e sua participação tem aumentado a cada dia.
• Você pode se tornar um representante desse órgão na nossa região!
• Saiba mais: http://www.numeep.org
PET EPR
O programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Produção tem por objetivo desenvolver atividades acadêmicas de qualidade, articulando ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover a formação ética, cidadã e de qualidade dos alunos. As atividades a serem desenvolvidas devem refletir e reforçar valores éticos, de cidadania e de consciência social de todos os envolvidos, enquanto qualificam cientificamente e tecnicamente os futuros profissionais e docentes de engenharia de produção, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável da região.
No programa são desenvolvidas atividades como: cursos de capacitação, PET GAME, Cine Pet, grupo de discussão, visitas técnicas, palestras e eventos.
• Você pode fazer parte desse programa!
• Há bolsas para os participantes!
• Saiba mais: http://www.petepr.com/
PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PCD)
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) é o órgão responsável pelas ações de promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade universitária. Responde pelos serviços de alimentação (Restaurantes Universitários), alojamentos, bolsas para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, atividades de esporte e lazer, atendimentos na área da saúde (preventivo e curativo) e psicossocial (psiquiátrico, psicológico e de assistência social), nos três câmpus universitários.
Segue abaixo os benefícios para os estudantes de graduação:
• Moradia Estudantil: Compreende a concessão de moradia gratuita nas Unidades Habitacionais da UFV, aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica regularmente matriculados na graduação.
• Serviço Alimentação: Consiste na concessão de gratuidade na alimentação oferecida nos Restaurantes Universitários, aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica comprovada e regularmente matriculados no Ensino Médio e na graduação.
Fique atento aos prazos e documentos para não perder essa oportunidade!
Os benefícios são muitos! Não perca!
• Saiba mais: http://www.pcd.ufv.br/
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) tem como missão definir e executar políticas de incentivo à pesquisa, pós-graduação, iniciação científica e capacitação de recursos humanos.
Tem como Visão contribuir para que a Universidade Federal de Viçosa seja uma Instituição de referência nacional e internacional em pós-graduação e pesquisa.
Almeja-se a excelência da participação da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico do estado e do país.
• Lá você poderá encontrar muitas oportunidades de bolsas para pesquisa e iniciação científica. São inúmeras as instituições de fomento e de pesquisa que disponibilizam recursos para estas atividades. Não perca!
• Fique atento aos editais que são lançados frequentemente no site!
• Saiba mais: http://www.ppg.ufv.br/
SOLUÇÕES CONSULTORIA
Fundada em 2003, a Soluções Consultoria é uma Empresa Júnior formada por alunos de Engenharia Mecânica e de Produção da Universidade Federal de Viçosa. Os serviços são realizados pelos alunos sob orientação da universidade e de professores. A EJ tem como diferencial a qualidade dos serviços oferecidos a um preço bem mais acessível que as tradicionais empresas de consultoria e assessoria.
• É uma ótima oportunidade para aplicar os conhecimentos de sala de aula em serviços prestados a empresas!
• Além disso, você pode se tornar um Consultor Externo, participando de projetos externos que a Empresa Júnior disponibiliza para os demais alunos do curso!
• Saiba mais: http://solucoesufv.com.br/
UFV Baja
Em outubro de 2008, a partir da iniciativa dos alunos, a equipe UFV baja foi fundada. Para a formação da mesma, visou-se focar em alunos que possuíssem um perfil dinâmico e empreendedor, preparados para trabalhar com diversos grupos e áreas do conhecimento. A equipe envolve alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Produção e Agrícola e Ambiental. Os alunos dispõem do auxílio dos docentes dos respectivos departamentos, bem como sua infraestrutura (laboratórios, acerto bibliográfico, oficina, entre outros). A nossa Equipe é subdividida em 2 áreas principais, Técnica e Gestão, nessas grandes áreas tem algumas subdivisões, são elas, subáreas da técnica: Transmissão e Motor; Estrutura e Design; Freios e Acionamento; Suspensão e Direção e Elétrica e Eletrônica; subáreas da Gestão: Qualidade; Gestão de Pessoas; Administrativa e Financeira e Marketing e Relações Públicas.
• Saiba mais: http://www.ufvbaja.com.br
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi originada a partir da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), criada em 1922. Visando o desenvolvimento da Escola, em 1948, o Governo do Estado a transformou em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG). A federalização ocorreu em 1969, quando também foi criado um campus na cidade de Florestal. Em 2006, mais um campus foi criado, em Rio Paranaíba.
• Em relação ao curso de Engenharia de Produção, o mesmo teve início no ano 2000 no campus Viçosa. No campus Rio Paranaíba, também há oferta para essa graduação. O curso tem duração mínima de 5 anos e máxima de 8, sendo de período integral.
• Saiba mais: http://www.ufv.br/
• Para mais informações a respeito do curso, acesse: http://www.epr.ufv.br/
• Acesse também ao site do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP): http://www.dep.ufv.br/